quarta-feira, 26 de setembro de 2012

26/09 - São Cosme e São Damião


26/09 - São Cosme e São Damião

Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.

Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:

"Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!"

Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: "Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!"

Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.


São Cosme e São Damião, rogai por nós!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

História para reflexão - O prego do diabo


"Conta-se que um homem, que tendo sempre alimentado o sonho de ser milionário, dispôs-se a fazer qualquer negócio, com quem quer que fosse, com o objetivo de realizar o seu sonho. Ele estava disposto a tornar-se rico a qualquer custo.

O diabo enxergou ali a oportunidade de conquistar em definitivo, um espaço naquela vida. Aproximou-se do homem e lhe ofereceu uma vistosa e luxuosa casa. Uma mansão. Os olhos daquele homem brilharam ante a possibilidade de morar com sua família, naquela casa, o que já lhe asseguraria uma elevação no seu status. Claro que ele passaria a ser visto como pessoa importante na sociedade.

O homem então pergunta ao diabo: como será feito o negócio? O que você exige de mim?

-Nada, respondeu o diabo. Eu lhe estou oferecendo a casa, com exceção daquele prego que está ali na parede. Toda a casa será sua, sem nada lhe custar, menos aquele prego que continuará sendo meu. Dele eu não abro mão.

o Homem pensou: Não importa. De que vale aquele prego se toda a casa é minha? Assim o negócio foi fechado.

Imediatamente o novo dono, com sua família, ocuparam a casa. Passados alguns meses o homem resolve oferecer uma grande festa. Os amigos mais próximos e as figuras mais importantes da cidade fizeram-se presentes. A festa era realmente um luxo. Eis que, supreendentemente, alguém entra, e coloca no prego uma sacola contendo um saco com carne podre. O mau cheiro era insuportável. Todos se espantaram e o dono da casa chamou os seguranças e ordenou que expulsassem o intruso. Logo o diabo apareceu e disse: -Um momento, o prego é meu e eu tenho o direito de usá-lo como eu quiser.

Essa história ilustra uma grande e fundamental verdade. O diabo não necessita de muito espaço em nossa vida para nos arruinar; para nos estristecer, tirando-nos a alegria de viver a vida em Cristo. Para ele basta um prego.